Páginas

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Razões Para os Orgânicos serem mais caros!




O preço dos produtos orgânicos tende a ser maior que o dos convencionais. No Brasil, por exemplo, os produtos orgânicos são, em média, 40% mais caros que os convencionais. De acordo com o site da Food and Agriculture Organization das Nações Unidas (ONU), isto ocorre, no mundo inteiro, por que:

o fornecimento da comida orgânica é limitado se comparado à sua demanda;
os custos da produção dos alimentos orgânicos, normalmente, são maiores devido ao grande trabalho exigido e ao fato de que os fazendeiros não produzem o bastante, de um único produto, para baixar seu custo de forma abrangente;
o manuseio do período pós-colheita de quantidades relativamente pequenas resulta em altos custos.

A FAO também observa que os preços da comida orgânica incluem não só o custo da produção, mas também uma escala de outros fatores que não existem no preço da comida produzida em larga escala e com compostos químicos, como:
melhoria e proteção ambiental e o fato de evitar futuras despesas com o controle da poluição;
padrões melhores de bem-estar dos animais;
prevenção de riscos contra a saúde dos fazendeiros devido ao manuseio inadequado de pesticidas, evitando futuras despesas médicas;
desenvolvimento rural, gerando mais empregos nas fazendas e garantindo um rendimento justo e suficiente para os produtores.
Referências bibliográficas:
www.ambiente.hsw.uol.com.br
www.somostodosum.ig.com.br

3 comentários:

Ъn¡lº mºº®ª€$ disse...

tambem porque os custos da produção dos alimentos orgânicos, normalmente, são maiores devido ao grande trabalho exigido e ao fato de que os fazendeiros não produzem o bastante, de um único produto, para baixar seu custo de forma abrangente.

Ъn¡lº mºº®ª€$ disse...

tem pessoas que nao consomem devido ao alto custo mais tem pessoas que preferem os orgânicos por serem mais saborosos, além de preservar o meio ambiente e a saúde do consumidor e produtor.

Anônimo disse...

Em outros países, principalmente europeus, onde o mercado orgânico é mais aquecido, há políticas voltadas tanto para aumento da oferta como da demanda desde a década passada. Há subsídios pagos por área plantada, suportes aos custos da certificação e assistência técnica ao produtor, entre outros... Ao mesmo tempo há iniciativas de informação ao consumidor sobre os benefícios à saúde e ao ambiente gerados pela agricultura livre de agrotóxicos.