Páginas

sábado, 31 de julho de 2010

Como saber se é orgânico?


Os alimentos orgânicos no Brasil trazem o selo de certificação de alimentos orgânicos fornecidos pelas certificadoras.A presença do selo nas embalagens e rótulos dos produtos orgânicos garante ao consumidor estar levando um produto livre de agrotóxicos e outros produtos químicos usados na agricultura convencional, contribuindo para o meio ambiente e melhorando a qualidade nutricional e biológica dos alimentos além de proteger os consumidores de possíveis fraudes.No Brasil, a Instrução Normativa no007, de 17/5/1999, do Ministério da Agricultura, que detalha as normas de produção, tipificação, processamento, envase, distribuição, identificação e certificação para produtos orgânicos de origem vegetal e animal.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS.

2 comentários:

Mileide disse...

Seus inspetores visitam regularmente as propriedades agrícolas, verificando o cumprimento dessas normas e se constatarem que elas foram realmente cumpridas, autorizam aos produtores que utilizem na embalagem do seu produto o selo de qualidade da certificadora. Existe um contrato obrigando as duas partes: um lado cumpre as normas, o outro lado inspeciona e certifica. A única certeza do consumidor são os selos das certificadoras, cujos de fato, acompanharam todo o processo produtivo daquela banana, alface, palmito, cacau, açúcar, café e geléia.

joseni santana disse...

O que o texto que explicar que procure a palavra "orgânico" nos vegetais ou frutas ou na placa abaixo da prateleira do produto. A palavra "orgânico" também pode aparecer em pacotes de carne, caixas de leite ou de ovos, em queijos e em outras comidas de um único ingrediente. Comidas que tenham a etiqueta "100% orgânico" devem conter somente ingredientes orgânicos. Produtos que contêm, no mínimo, 70% de conteúdo orgânico, podem ser etiquetados como "feito com ingredientes orgânicos". As comidas que têm apenas a etiqueta "orgânico", precisam ter no mínimo 95% de ingredientes orgânicos em seu peso ou volume, excluindo a água e o sal. Qualquer pessoa que etiquetar, propositalmente, um produto como sendo "orgânico" e não produzi-lo nem manuseá-lo de acordo com estes regulamentos, pode estar sujeita a multas de até US$ 10 mil.
Comidas cultivadas e processadas de acordo com os padrões federais terão, na maioria das vezes, o selo "USDA Organic" (orgânico USDA). Uma vez que sua utilização não é obrigatória, as empresas podem escolher não colocar tal selo.

No Brasil, há várias cooperativas com selos que ajudam a sabermos sobre o assunto. Clique aqui para conhecê-las e saber mais detalhes sobre a agricultura orgânica no Brasil.


Se você vir uma comida com a etiqueta "em transição", isto significa que o fazendeiro a produziu durante o período de três anos de mudança, de convencional para orgânico