Páginas

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Critérios básicos para a prática da agricultura orgânica:

Critérios básicos para a prática da agricultura orgânica:
Proteção da fertilidade dos solos a longo prazo, estimulando sua atividade biológica.
Intervenção mecanizada cautelosa.
Fornecimento de nutrientes ao solo em forma natural, não obtidos por processos químicos.
Auto-suficiência em nitrogênio pelo uso de leguminosas e inoculações com bactérias fixadoras de nitrogênio, e com reciclagem de materiais orgânicos provenientes de resíduos vegetais e estercos animais.
Controle de doenças, pragas e ervas pela rotação de culturas, inimigos naturais, diversidade genética, variedades resistentes, adubação orgânica, intervenções biológicas, extratos de plantas e caldas elaboradas com componentes naturais.
Bem estar das espécies exploradas na criação animal, através de nutrição, tratamento sanitário e condições de vida que respeitem suas características.
Atenção especial ao impacto do sistema produtivo sobre o meio ambiente, protegendo a flora e a fauna existentes.
Condições de trabalho que representem oportunidades de desenvolvimento humano aos envolvidos.
Processamento limpo e controlado.
Extrativismo sustentável.

2 comentários:

Ъn¡lº mºº®ª€$ disse...

alem de criterios para a pratica existem tambem criterios proibidos como por exemplo: queimadas sistemáticas ,falta de planejamento para o manejo orgânico do solo ,emprego de agrotóxicos e fitoreguladores.

Darlan Moraes disse...

A prática da agricultura orgânica, ou seja, o cultivo de produtos agropecuários sem a utilização de insumos e substâncias sintéticas ou tóxicas, é a espinha dorsal do conceito de sustentabilidade, no que diz respeito à preservação do meio ambiente e da saúde do homem. Na verdade, todo o conceito da Ecologia se fundamenta nisso, na interação equilibrada entre homem e meio ambiente. Como a agropecuária, em termos práticos, é a principal atividade do homem na Terra e também a que promove maior impacto nela, a agricultura orgânica surgiu como filosofia e prática para amenizar este impacto ou até promover uma sinergia positiva entre homem e meio ambiente.