Páginas

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

5 mitos sobre a Agricultura Orgânica

1°Não há diferença nutricional entre os alimentos orgânicos e os convencionais: Estudos já demonstraram diversas vezes que os resíduos de produtos químicos utilizados na produção dos alimentos convencionais são ingeridos por nós quando comemos esse tipo de alimento. Isso é, sem dúvida nenhuma, prejudicial ao nosso organismo, principalmente quando passamos décadas consumindo esses resíduos, o que pode acarretar em várias doenças. Há também a questão ambiental, o cultivo de orgânicos não agride a natureza, não polui rios e a terra e os animais são mais bem tratados e não recebem hormônios. Por isso acredita-se que os orgânicos são mais seguros e mais saudáveis que os alimentos normais.

2°Os produtos orgânicos são mais caros: Esse é sem dúvida o principal mito. Há de considerar que
o valor de um produto orgânico vai além de seu preço. Os benefícios para a saúde são enormes. Mesmo assim, os produtos convencionais são produzidos com agrotóxicos e hormônios de crescimento, para que fiquem maiores e mais bonitos (e sem sabor!), o que faz que eles tenham muito mais quantidade de água do que os alimentos orgânicos, por isso eles diminuem tanto quando são cozidos.

3°Alimentação orgânica e perda de peso: Comer manteiga orgânica faz sim você engordar, não é porque a forma de produção é livre de agrotóxicos que o produto será livre de gorduras! No entanto, os alimentos orgânicos não contém algumas toxinas dos alimentos convencionais que causam mais fome, fazendo com que você se sinta saciado e não coma demais.

4°As pessoas não se preocupam com o que comem: Pesquisas tem demonstrado que as pessoas não estão mais totalmente satisfeitas com o que encontram nas prateleiras do supermercado. Querem sim consumir alimentos mais saudáveis, que não façam mal a longo prazo. Assim como a preocupação com o solo, rios e meio ambiente também é crescente.

5°A agricultura orgânica aumenta o risco de intoxicação alimentar: Entenda-se por intoxicação, bactérias e microorganismos que podem ser encontrados nos alimentos e fazem mal a nossa saúde. Mesmo os produtos feitos a partir de fazendas orgânicas, com toda a higiene e limpeza que os produtores são obrigados a manter, correm o risco de serem contaminados por algum tipo de bactéria. O fato de o alimento ser orgânico não quer dizer que ele seja totalmente seguro. Mas pesquisas demonstraram que a porcentagem de alimentos contaminados comparada com os produtos normais é bem menor.

Por Danilo Moraes

Nenhum comentário: